Domingo , 05 de Maio de 2024
Publicada em 00 de de 0000 ás 00:00:00

Dicas do Procon Para Quem Vai Comprar Carro Novo.
Tenha Sempre Em Vista!

As vendas diárias de automóveis devem crescer cerca de 8% em junho, após o pacote de incentivos lançado pelo governo no final de maio, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

Com a queda do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) e a redução de 2,5% para 1,5% ao ano do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) - cobrado nos financiamentos para pessoas físicas -, as vendas de automóveis zero Km no Brasil atingiram a marca de 209.750 mil unidades no mês de maio.

Sendo assim, é bom ficar atento a melhor forma de comprar um carro zero e as dicas do Procon-BA. Confira:

| Sete dicas do Procon-BA para quem vai comprar o carro novo |

1 - Pagar o carro à vista é sempre a melhor opção. Se não for possível, o Procon-BA recomenda que o consumidor fique atento às ofertas e dê uma entrada de no mínimo equivalente a 20% ou 30% do valor do carro. Quanto maior, melhor.

2 - Evitar fazer a compra por impulso. O órgão recomenda pesquisar e analisar as condições de pagamento e de entrega, os descontos dados, as taxas de juros cobradas e os acessórios oferecidos.

3 - Se optar por um financiamento, o Procon-BA recomenda que seja um com o menor número de parcelas possível. Quanto menor o prazo do financiamento, menos juros que o consumidor vai pagar. O primeiro passo é pesquisar nos bancos, financeiras e administradoras de consórcio quem oferece as melhores condições. Se a opção for pelo financiamento, é bom checar e comparar o Custo Efetivo Total (CET) - soma de todas as taxas e juros que o comprador vai pagar no financiamento.

4 - Antes de financiar a compra de um veículo, o Procon-BA recomenda que o consumidor deve fazer as contas e lembrar que gastará não só a prestação. É preciso observar o orçamento e levar em conta gastos extras mensais que terá com o carro: combustível, manutenção, seguro e licenciamento, por exemplo.

5 - A financeira/banco não pode cobrar a Taxa de Abertura de Crédito (TAC). A cobrança da taxa, que geralmente é embutida na negociação, é ilegal e abusiva. O órgão recomenda que, caso seja cobrada, o consumidor mude de financeira/banco e denuncie a mesma ao Procon-BA.

6 - O Consumidor só deve deixar a revendedora com uma cópia do contrato.

7 - Ao pesquisar por veículos ele deve sempre deixar a revendedora com um orçamento oficial. Caso ele retorne à loja, a revendedora não poderá cobrar a mais por um item já orçado.

O consumidor que se sentir lesado na hora da compra pode registrar sua reclamação no Procon-BA. Orientações também são dadas pelo telefone (71) 3321-9947.

 
A Tarde

Mais notícias

Despachante O Pioneiro - Todos os direitos reservados
Rua A, nº 43 Conjunto Jomafa - CEP: 44.089-284
Feira de Santana - Bahia
Fone: (75) 3614.1723 | Fax: (75) 3223.5993
Email: despachanteopioneiro@hotmail.com