Segunda , 29 de Abril de 2024
Publicada em 20 de Dezembro de 2012 ás 15:48:22

Novo Fusca Já Está à Venda no Brasil.
Novo Fusca

Em 1998, a Volkswagen prestou uma homenagem ao Fusca ao lançar um veículo inspirado em suas linhas. Mas o modelo, chamado de New Beetle, não tinha a mesma filosofia do original, chamado de carro do povo. Ele não vendeu tanto quanto o seu antecessor, pois era um produto de nicho, mas fez muito sucesso em todo o mundo.

Agora, no momento em que comemora 20 milhões de veículos produzidos no Brasil - sendo que 3 milhões foram exportados -, a marca alemã começa a comercializar a nova geração do New Beetle no País. A primeira novidade para nós é que o veículo será chamado de Fusca, apelido do então Volkswagen Sedan, que só foi oficializado como o nome do produto em 1983.
 
A nova geração do New Beetle se chamará Fusca, no Brasil, Vocho, no México, Coccinelle, na França e Maggiolino, na Itália. Note que o friso lateral remete ao estribo do antigo Fusca.
 
O novo veículo é mais arrojado que seu antecessor, e a Volks afirma que a ideia era retomar às raízes e uma prioridade foi o dinamismo acentuado das proporções do carro. De acordo com a marca, se alguém colocar o primeiro e o novo Fusca juntos num mesmo local e iluminar suas linhas de teto, observando suas silhuetas, verá linhas quase idênticas na parte traseira.
 
Uma comparação com o New Beetle 1998 mostra que nada ficou igual: “O Fusca se caracteriza agora por uma esportividade limpa, autoconfiante e dominadora. O carro não apenas tem um perfil mais baixo – também é substancialmente mais largo, o capô dianteiro é mais longo e o para-brisa foi mais para trás. Tudo isso cria um novo dinamismo”, explica Klaus Bischoff, chefe de design da Volkswagen.
 
O aumento no comprimento permitiu que o teto fosse mais estendido, o para-brisa fosse deslocado para trás e a seção dianteira pudesse seguir o contorno do Fusca original. 
 
O novo ponto chave é a coluna C. Paralelamente, a equipe de 
desenvolvimento aumentou as bitolas e a distância entre-eixos do carro. Essas medidas dão ao novo Fusca uma aparência mais robusta. Até o porta-malas ficou maior, ele acomoda até 310 litros, contra 214 do New Beetle. 
 
Mecânica
 
O modelo que está chegando as concessionárias é importado do México e equipado com motor 2.0 TSI com injeção direta de gasolina, que desenvolve 200 cv de potência a 5.100 rotações por minuto e o torque máximo, de 28,5 kgfm, é alcançado a 1.700 rpm. Acoplado a este propulsor está uma transmissão manual de seis marchas ou a DSG (Direct Shift Gearbox) de dupla embreagem, também de seis velocidades.
 
O Fusca é equipado com suspensão dianteira tipo MacPherson com molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Na traseira, uma nova suspensão mais leve foi desenvolvida para contribuir com o comportamento dinâmico do carro. O Fusca 2.0 TSI é oferecido globalmente com uma suspensão traseira tipo four-link, capaz de lidar com as altas cargas dinâmicas do motor topo de linha. Além disso, as forças transversais são administradas por uma barra antirrolamento. 
 
Bem equipado
 
Por dentro, o novo Volks oferece o painel dianteiro com aparência de fibra de carbono, iluminação ambiente, assentos dianteiros esportivos com apoio lombar, volante de três raios com acabamento de couro, alavancas do freio de mão e do câmbio com acabamento de couro, soleiras das portas e pedaleiras com acabamento de alumínio, moldura cromada nos controles do ar-condicionado, painéis das portas pintados de preto e tapetes de carpete. Também são de série os faróis de neblina com luzes de curva estáticas.
 
As formas planas do painel remetem ao desenho do primeiro Fusca. O porta-luvas é duplo e o superior é uma referência ap modelo clássico
 
O carro conta também com sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, airbags frontais e laterais, sistema de antitravamento dos freios (ABS). As rodas de série são de 17 polegadas, calçadas com pneus 215/55 R17, sendo possível equipar opcionalmente modelo com um jogo de 18 polegadas.
 
Rodando
 
O Fusca tem uma estrutura esportiva, a posição de condução é baixa e o motor - que também equipa o Tiguan uma versão do Jetta - se adaptou muito bem ao carro. Além disso, o propulsor ganhou um ronco que empolga o motorista, principalmente quando espicha uma marcha. Sua suspensão é firme e aliada aos aparatos tecnológicos para controle de tração e estabilidade deixam o Fusca sempre sob controle do motorista.
 
Com garantia total de três anos, o Fusca mais barato custa R$ 76.600, valor do modelo equipado com câmbio manual. Quando equipado com a caixa automática, o novo Volkswagen fica R$ 4.390 mais caro. Mas para deixar o carro mais interessante é preciso gastar mais.
 
O teto solar elétrico custa R$ 2.900, o sistema de som Fender (que tem 10 canais e 400 w) sai por R$ 1.630, os bancos em couro R$ 4.190, os faróis bi-xenônio com luzes diurnas em LEDs R$ 3.680.
 
Com esse posicionamento, o Fusca não é mais aquele carro do povo. Diferente também do produto de 1998, que tinha até um vazinho para flores no painel. Agora, ele concorre com Audi A1, Citroën DS3, Hyundai Veloster, Kia Koup e MINI Cooper. Ou seja, de carro do povo, o Fusca é agora o carro do povo que puder pagar por ele.
G1

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