Duelo de Chineses.
A JAC Motors e a Chery são as fabricantes chinesas com o maior leque de opções de veículos no Brasil. No início deste ano, a Chery iniciou as vendas do hatch Celer, modelo que chega para brigar com o J3, veículo que já emplacou 8.118 unidades ao longo de 2012 no País.
Colocamos no ringue os novíssimos Celer e J3 Sport. Ao contrário do original J3 com seu motor gasolina 1.3 16V VVT, de 108 cavalos, a versão Sport do hatch da JAC já vem com o propulsor 1.5 JET Flex, de 127 cavalos, o mesmo que equipa o sedã médio J5 e que dispensa o uso do tanquinho da partida a frio. Assim, desbanca de cara o Celer 1.5 16V flex, que gera 108 cavalos acoplado também ao câmbio manual de cinco marchas. Desenho moderno
A JAC Motors contratou os trabalhos do renomado estúdio Pininfarina. Para não perder a pose, a Chery manda desenhar seus carros no Torino Design, um dos mais importantes da Europa. Assim, ninguém pode reclamar que o carro é estranho, feio ou esquisito. O J3 S exibe faixas laterais em alusão ao mundo esportivo como, também, interior caprichado, soleiras com toques cromados e rodas em alumínio com pneus 185/60R15. Para reforçar a boa relação com o consumidor, a garantia de fábrica é extensa para os dois chineses - são seis anos para o J3 S e cinco anos para o Celer. No quesito equipamentos de série, os dois também usam um bom recheio para agradar. Importado da unidade de Wuhu, na China, o Celer é um carro completo. Traz direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas e vidros dianteiros e traseiros com acionamento elétrico, ajustes do banco do motorista, de altura do farol e de posição na coluna de direção, além de relógio digital, sistema de som com CD Player MP3 com entrada USB, rádio AM/FM e antena integrada ao para-brisa. Inclui ainda travamento das portas a distância, air bags frontais, freios ABS com EBD e faróis de neblina. O J3 Sport é feito em Hefei e traz tudo isso também, além de motor mais potente e detalhes no interior, mesmo não sendo de alto padrão. Possui iluminação do painel de instrumentos (cluster e rádio com CD player) com tom avermelhado. Os bancos são de revestimento diferenciado. O motorista tem à disposição um pomo da alavanca de câmbio na cor preta (o do J3 1.3 é prata). O Celer e o J3 S ficam atrás do Hyundai HB20, Chevrolet Onix, Fiat Palio e do próprio Volkswagen Gol. Conseguem brigar em visual, equipamentos de série e, principalmente, na garantia de fábrica com o Toyota Etios, Nissan March e versões mais equipadas do Fiat Uno. Na briga dos chineses, o Celer usa o mesmo pneu do J3 S e mostra que sua suspensão, especialmente a traseira, ainda precisa de uma "tropicalização" para enfrentar, de fato, as avenidas mais esburacadas. O hatch da Chery bate seco nas passadas por buracos e por quebra-molas instalados em vias de bairros mais populares em Salvador. O J3 Sport, por sua vez, possui uma suspensão mais macia e absorve melhor os buracos. Entre os dois, o JAC está há mais tempo no mercado e já tem um histórico de revisão e cesta básica de peças de reposição. O Celer é um estreante.
A Tarde
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